quarta-feira, 13 de julho de 2011

"Quem quer arriscar a vida por 100 reais? Ano que vem tem mais promoção do TEXAS BEER by TABERNA UNIVERSITÁRIA", por Marcelo de Paula

Eu fico imaginando o que ainda falta eu ver aqui na cidade de Barreiras.
Nessa última semana houve a tradicional EXPO BARREIRAS. Nessa feira de exposição foi implantado um BAR chamado TEXAS BEER, um local fechado de músicas sertanejas que, pasmem, cobravam 100 reais (no sábado dia 9 foi 140 reais) para entrar àqueles que não haviam comprado o ingresso adiantado. Esse bar é da empresa TABERNA UNIVERSITÁRIA.

Quando entrei no local, fiquei assustado com o que eu vi!

Como num espaço tão pequeno eles colocavam centenas de pessoas (talvez mais de mil) sem a menor condição de segurança?

NÃO havia saídas de emergência!

NÃO havia sistemas de ventilação!

NÃO havia extintores de incêndio!

Lotação acima da máxima permitida por LEI !

E o mais revoltante, NÃO HAVIA BANHEIROS !!! Sim caro leitor, você leu certo, NÃO havia sanitários ! Quem precisasse ir ao banheiro tinha que sair do local e ir ao banheiro da feira (com a quantidade de gente no local, isso demorava cerca de 50 minutos até chegar lá).

Como eu tinha os números comerciais de celular dos proprietários (os próprios me deram o cartão quando certa vez fui no taberna universitária) então entrei em contato com eles por meio de mensagem de texto, me identificando e questionando se pelo menos os extintores e os banheiros não seria PRUDENTE instalar no bar .... Segue abaixo a resposta da proprietária:

"É simples querido, não vá mais. Lá é lugar de elite, acho que você não está nesse padrão, PROFESSOR"

O que ainda falta eu ver nessa cidade? Será que a população considera normal pagar 100 reais para arriscar a vida? Será que os proprietários, que se dizem empresários do entretenimento, são tão letárgicos (pra não dizer outra coisa) a ponto de arriscar a vida de centenas de pessoas sem que haja consequências legais para isso?

A população reclama tanto dos buracos das ruas, mas será que pagar 100 reais para arriscar a vida não seria aceitar passivamente os “buracos” do comportamento inadmissível de “empresários” e “comerciantes” que se consideram os donos da cidade?

por Marcelo de Paula
Professor Assistente de Estatística
Universidade Federal da Bahia – UFBA
Barreiras - BA

8 comentários:

  1. UM Assunto muito polêmico. Mais ainda que mamilos.

    ResponderExcluir
  2. A população reclama tanto dos buracos das ruas, mas será que apenas ir à EXPO BARREIRAS não seria aceitar passivamente os “buracos” do comportamento inadmissível de “empresários”, “comerciantes” e do Governo municipal?

    ResponderExcluir
  3. Por que Nathan??? Você acha normal tal tratamento a professores????

    ResponderExcluir
  4. Ela estah certa, professor! A ELITE barreirense eh taum pouco exigente, e culturalmente, taum acivilizada, que naum se importa em frequentar um ambiente que mais se assemelha a um chiqueiro, ou seja, quente, fedido e apertado. Palmas para a elite barreirense frequentadora dos locais gerenciados por essa senhora Aline.

    ResponderExcluir
  5. Vou dar uma ideia para a prohxima promocao do bar. Pague 100 e saia cheirando a suor, com a roupa amassada, e, com sorte, bronzeada pelas chamas de um incendio apagado rapidamente com respingos da urina despejada em um dos cantinhos adequados providenciados pela gerente pra gente aliviar a agua do joelho da galera depois de consumir a breja. Que classe! Que glamour! Que finesse!

    ResponderExcluir
  6. Será que a "população" de Barreiras, que reclama dos buracos, tem condições de pagar 100 reais para entrar em um bar?

    Será que alguém interessado com o bem estar público não acharia mais prudente acionar os órgãos públicos responsáveis pela fiscalização, ao invés de se acreditar íntimo da dita "elite" para apenas descobrir que, na realidade, não é?

    Será que não há problemas PÚBLICOS, de maior alcance SOCIAL que mereciam o mesmo ou maior engajamento em termos de denúncia e revolta?

    Ou será que pagar 100 reais para entrar em um bar não é, afinal, procurar se socializar com aqueles que estão longe de serem os verdadeiros injustiçados dessa cidade?

    - De um colega PROFESSOR

    ResponderExcluir
  7. Tô aq de longe, falo de floripa... saí de barreiras a uns 8 anos e vejo que a situação só vem piorando... todo ano vou praí ficar uns meses e sempre vejo o descaso que ocorre com a cidade e seus habitantes... mas essa é boa a galera pagando 100 pila na exposição em bar da moda, hahaa, o caso aí é muito profundo ... lembro quando morava aí e ficava muito triste e insatisfeita pq não havia opções de lazer, cultura, que não fossem o que a moda ditava e vjo que continua pior pois os preços estão cada vez mais elevados e a moda ditando as regras...

    tava pensado que agora com mais universidades aí talvez fosse a hora de começar a plantar uma nova semente... com as universidades fazendo projetos culturais de extenção para a comunidade, realizando festivais (música, teatro, cinema, yoga, sustentabilidade, pemacultura, etc)oficinas e o que a criatividade mandar... ano que vem estarei por aí e quem sabe poderemos começar a formular um novo paradigma pra barreiras.

    Fabiane Marques graduanda em história FAED/UDESC

    ResponderExcluir
  8. É PRECISO DESMITIFICAR A SEGUINTE SITUAÇÃO: O POVO DE BARREIRAS É CONIVENTE COM A SITUAÇÕES ABSURDAS COMO A CITADA NO TEXTO. TAIS SITUAÇÕES SÃO COMTIDAS OR PESOAS QUE NÃO SÃO BARREIRENSES, VEM PRA CIDADE E SE APROVEITAM DOS BENEFÍCIOS DE TRABALHO E METEM A LÍNGUA. DE FATO, A CIDADE PRECISA MELHORAR, MAS Á QUE SE RESPEITAR OS HOMENS E MULHERES DE BEM DESSA TERRA, COMO EU.

    ResponderExcluir